Trilogia de US$ 2,4 bilhões de Batman prova que Superman nunca precisou de uma enorme bilheteria
A icônica trilogia de filmes de US $ 2,4 bilhões de Batman prova retrospectivamente que o Superman nunca precisou fazer uma bilheteria alucinante para o DCU. O lançamento de Superman em 2025 já viu o filme render os maiores resultados de bilheteria do ano para o gênero de super-heróis, mas a jornada está apenas começando para a linha do tempo do DCU.
Embora os resultados de bilheteria do Superman sejam os mais altos do gênero em 2025, o filme estar longe dos maiores resultados de bilheteria de filmes de super-heróis de todos os tempos levantou questões sobre o que isso significa para o próprio DCU. No entanto, uma das séries de filmes mais fortes do Batman sugere que o Superman colocou o DCU em um caminho sólido.
A trilogia do Cavaleiro das Trevas prova que a bilheteria de um filme de super-herói de estreia não precisa ser enorme para construir uma franquia forte
Mesmo mais de uma década após sua conclusão, a trilogia do Cavaleiro das Trevas ainda é uma das séries de filmes de super-heróis mais importantes de todos os tempos. Isso é, antes de tudo, em termos de recepção crítica – conquistando os corações dos fãs hardcore de super-heróis e daqueles que não se interessam pelo gênero – mas sua bilheteria também ainda é colossal.
Ao longo de três filmes, a trilogia do Cavaleiro das Trevas acumulou US $ 2,4 bilhões em termos de bilheteria mundial (de acordo com The Numbers). O Cavaleiro das Trevas também foi um dos primeiros filmes de super-heróis a arrecadar mais de um bilhão, o que foi uma referência monumental e um grande sinal do que estava por vir para o gênero.
Embora Batman Begins não tenha sido tão bem-sucedido quanto suas sequências financeiramente, ele teve uma recepção crítica positiva e criou interesse e confiança na franquia que acabaria por desempenhar papéis importantes nos grandes sucessos de O Cavaleiro das Trevas. Isso é interessante de se considerar em muitos níveis, mas é mais relevante agora em termos das discussões em torno do DCU.
Superman de 2025 já ganhou consideravelmente mais do que Batman Begins, graças à sua bilheteria de US$ 578 milhões (conforme relatado pelo The Numbers), mas as conversas em torno desses números questionaram se ele precisava fazer mais para ser realmente promissor para o DCU. No entanto, os próprios resultados de Batman Begins mostram que as franquias não precisam de US $ 1 bilhão desde o início.
As pontuações de crítica do Superman importaram mais do que sua bilheteria (assim como Batman Begins)
Em última análise, o primeiro filme de uma franquia expandida e interconectada sempre será um filme com muitas pressões. É também um lançamento sem nenhum dos benefícios que um filme ambientado mais tarde em uma franquia pode ter, construindo mais diretamente sobre o que veio antes.
Com Superman chegando após o fim do DCEU e uma série de filmes fracassando nos últimos anos da franquia – e com o gênero de super-heróis sendo mais um estado de fluxo financeiro – é indiscutivelmente na mesma posição. Com isso em mente, é lógico que o que também é mais importante aqui é a recepção crítica ao filme.
Curiosamente, as pontuações do Superman no Rotten Tomatoes atualmente estão próximas das pontuações de Batman Begins, com o Tomatometer de 83% e o Popcornmeter de 91% do Superman sendo resultados sólidos por si só, e também quando comparados às pontuações de 84% e 94% de Begins. Do jeito que está, isso sugere que o DCU pode seguir a trajetória da série de filmes do Batman, desde que suas sequências mantenham essas pontuações.
Os resultados da trilogia do Cavaleiro das Trevas sugerem que Superman está no caminho certo
Com Supergirl claramente sendo a sucessora do filme de 2025 – e sendo definida para mostrar um lado mais grandioso do DCU de algumas maneiras, dada a história em quadrinhos que adapta explora os amplos confins do espaço – é fácil ver como parece que o DCU poderia seguir a trajetória da trilogia do Cavaleiro das Trevas.
Mesmo falhando nisso, James Gunn revelou que já está trabalhando em uma história que serve como uma espécie de sequência de Superman – mesmo que ele também tenha afirmado que não é Superman 2. Este projeto poderia funcionar para capitalizar o sucesso do Superman mais do que a Supergirl, embora a sequência direta do Superman certamente se beneficie melhor se e quando surgir.
Olhando para trás, o império de bilheteria da trilogia Cavaleiro das Trevas é uma prova de sua qualidade – mas também é uma prova de como algumas das melhores franquias ganham impulso ao longo do tempo. Atualmente, parece que o DCU está definido para espelhá-lo a esse respeito, embora o futuro após o Superman ainda esteja em aberto
FAVORITE O NOSSO SITE PRESSIONANDO CTRL + D
Nenhum Reviews - Seja o primeiro!